é um prato cheio de história: o ensopado de camarão era consumido no centro do Rio no fim do século XIX, e sofreu influência dos guisados portugueses. os cozinheiros da Confeitaria Colombo foram os responsáveis por acrescentar o chuchu à receita, descoberta feita após uma pesquisa para o resgate da história gastronômica da confeitaria. deu até música: Carmen Miranda cantou em ''Disseram que eu voltei americanizada'' que 'eu sou do camarão ensopadinho com chuchu' (fonte: chef Cris Leite e Cozil).
ou seja, camarão com chuchu é uma linda homenagem à gastronomia brasileira e aos cariocas. e falou em culinária nacional, falou comigo mesmo rapá!
a execução da receita não é difícil, mas requer um pouco de carinho e paciência só. dou os créditos dela ao chef Renato Freire, que ensinou esse prato em uma de nossas aulas na faculdade. maaaaas, dei o meu toque à receita. mas por que eu mexi na receita? calma calma, a resposta é simples: esqueci de comprar a pimenta dedo-de-moça e, quando saí pra procurar aqui perto de casa, nenhum dos 3 hortifrutis tinha. é, Niterói tem lá suas desvantagens. são poucas, mas tem.
segue a receita e a maneira de se preparar. aproveitem e tenham a certeza que o chuchu ficará muito feliz com essa homenagem!
beijo a todos.
para o camarão com chuchu:
- 500g de camarão cinza, ainda com cabeça e casca
- 300g de chuchu, cortado do jeito que preferir (se quiser bolear, faça!; se preferir e tiver a habilidade para tornear, idem!; ou corte em cubos, é mais fácil, mais prático, mais simples)
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates cortados em cubos pequenos, sem pele e sem semente
- 2 colheres de sopa de folhas de coentro picadas
- 2 colheres de sopa de talos e raízes de coentro picados
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada
- 1/4 de pimentão vermelho sem semente, picado
- algumas gotas de tabasco
- azeite extravirgem
- 1/2 limão
- sal e pimenta-do-reino
para o caldo de camarão:
- cascas dos camarões
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho
- 1/2 cenoura picada
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 200 ml de vinho branco
- 200 ml de água
- azeite extravirgem
- sal e pimenta-do-reino
vamos seguir o procedimento padrão, organizando toda a matéria-prima primeiro, pra não sermos pegos de surpresa com alguma coisa faltando no meio da execução. por isso, começando pelo caldo, vamos retirar a casca e cabeça dos camarões, limpá-los e porcionar os demais ingredientes. depois é aquecer uma panela e adicionar bastante azeite, refogar a cebola sem dourar em temperatura média pra alta, jogar o alho e a cenoura. deixe essa mistura refogando até o azeite começar a mudar de cor e adicione as cascas de camarão (não esqueça de lavá-las, eu quase esqueço de falar!). nesse ponto eu tempero com sal e pimenta-do-reino, depois é só a gente corrigir o tempero. quando as cascas do camarão começarem a ficar rosadas, adicione o extrato de tomate e mexa. coloque o vinho branco e deixe reduzir, até que o álcool evapore e só fique o aroma do vinho. adicione a água e deixe cozinhar lentamente. por quanto tempo? não sei mesmo, eu deixo até o ponto em que o líquido engrosse levemente e fique cobrindo parcialmente as cascas de camarão.
feito isso, é hora de desligar o fogo, passar esse caldo pro liquidificador, bater bem, coar e pronto, nosso caldo de camarão tá pronto. prove e corrija com sal e pimenta-do-reino se for necessário.
agora fica ainda melhor. como os ingredientes do prato já foram separados também, refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite até que a cebola comece a ficar transparente. junte os talos e raízes de coentro picados, o pimentão vermelho e os tomates. deixe cozinhar até que o tomate comece a desmanchar, mas não deixe virar polpa. adicione o caldo de camarão, abaixe o fogo e deixe reduzir. junte o chuchu e cozinhe até que fique 'al dente'. adicione os camarões, cozinhe por mais uns 30 segundos até os camarões mudarem de cor (cuidado para o camarão não passar do ponto), tempere com sal e pimenta, esprema metade de 1 limão, adicione algumas gotas de tabasco a seu gosto e finalize com o restante das ervas picadas.
tu pode servir puro mas eu recomendo um simples, fresco e bem feito arroz branco.
numa boa? um dos meus pratos preferidos. e salve o Rio de Janeiro!
p.s.: hoje não foi a Lara Lima quem tirou as fotos. aí você vê o resultado.
Ai ai, Felipe!
ResponderExcluirVou virar cheff testando as receitas do seu blog!!!
;)
"nossa, nossa, assim vc me mata!!" rsrsrs
ResponderExcluirtá com cara boa, hein? então... lendo assim parece fácil de preparar... será?
ah... arroz bem feito é aquele bem papadinho! adoroo!
parabéns, felipe!!
Só uma parada.. me chama!
ResponderExcluirBaiano, adorei, vou testar com o namorado no domingo!
ResponderExcluirSó faltou a sobremesa pra qm ama chocolate que nem eu =)
Vai uma homenagem ai?
Beijos!
De coração aberto, agora só falta ligar o fogão!
ResponderExcluirTá com uma cara óooootima, primo!!!! Fiquei com água na boca!
ResponderExcluirBeeeeijos!
Golaço!
ResponderExcluirPena que sou alergico a camarão...
Aprovadíssima a receita, só errei na quantidade, acabou q deu vontade de comer ainda mais e não tinha.
ResponderExcluirSó pra constar mais um elogio, adorei, mt bom e desbanca qualquer dúvida de q o chuchu combina com o camarão.
Vou fazer a receita p/ o maridão! Tá com uma cara ótima mesmo!
ResponderExcluirBoa sorte e parabéns! bjk