fomos às compras, afinal, nada como ingredientes frescos na cozinha, né? fica a dica!
'arrabbiata' significa algo como 'queima', ou seja, o molho é picante e absurdamente aromático. já vi em alguns lugares ser preparado com pimenta calabresa, eu fiz com dedo-de-moça; já vi usarem bacon, eu usei anchova em conserva (mentira, usei sardinha anchovada, é mais barato!), mas não tenho certeza se a receita original utiliza algum dos dois; acrescentei cachaça, que realçou o aroma do prato e deu o toque nacional e por fim, troquei o penne por spaghetti, apesar de recomendar que seja feito com o penne mesmo, por que o formato dessa massa agrega melhor o molho. mas pra essas fotos achei que o spaghetti ficaria melhor.
comecei meio sem jeito né, por que pra quem não gosta de sair em fotos, ser exclusivamente fotografado é complicado. mas a estrela não era eu, era ela, minha querida dedo-de-moça...
...e os tomates, óbvio.
a execução do molho é bem fácil, e o resultado foi mais ou menos esse...
nesse momento a cozinha tava tomada: o aroma da pimenta, com a 'anchova' e a cachaça dominaram o lugar. comecei a cozinhar o spaghetti, e a dica que eu dou é a seguinte: siga as instruções do pacote de massa, ele não vai mentir pra você. se ele diz pra usar 1 litro de água pra cada 100g de massa, faça isso; você vai ver que no final aquela lenda de colocar óleo pra massa não grudar é realmente somente uma lenda.
ah, e como eu sei que a massa tá pronta? eu provo! nada de ficar jogando a massa na parede e esperar ela escorregar pra ver se tá 'al dente'. é capaz de você ficar sem massa pra comer no final. cozinheiros mais experientes acho que sabem só pelo tempo, ou só de olhar. eu ainda não possuo essas incríveis habilidades. mas ainda assim consegui deixar a massa no ponto certo...e se eu consegui, você também consegue.
o resultado final ficou bonito. não sei se foi mérito meu também, ou a Lara é tão boa que deixou esse prato lindo. vou dar o mérito aos dois.
ah, e a salada verde? nada demais. tu vai na feira/hortifruti/mercado e faz uma seleção das suas verdinhas favoritas. ah, eu quero alface americana! coloca alface americana...eu quero rúcula! coloca rúcula...eu quero radicchio! coloca radicchio...e por aí vai. recomendo os produtos orgânicos, talvez você gaste um pouco mais, só que vai ter a garantia de um produto cultivado sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos, etc.
quase esqueço! também rolou uma sobremesa, o sorvete de banana instantâneo...
mas a receita desse sorvete ainda é segredo. só conto mais pra frente, junto com o Luiz Santos, amigo da gastronomia e das aventuras gastronômicas.
as receitas seguem abaixo. e tratem de testar!
beijo a todos.
para o molho all'arrabbiata:
- 3 pimentas dedo-de-moça inteiras
- 3 colheres de sopa de azeite extravirgem
- 2 dentes de alho descascados e cortados em tiras
- 1/2 maço de salsa
- filés de anchova em conserva, a seu critério, mas uns 5 ou 6 ficam de bom tamanho
- 1 lata de tomate pelado, sem as sementes
- 2 doses de cachaça
- 1 limão
- 1/2 kg de spaghetti
- sal e pimenta-do-reino
caso você tenha uma wok, eu recomendo o uso dela. dá pra fazer o molho nela e depois só adicionar a massa. caso não tenha, pode fazer em uma frigideira comum ou em uma panela funda mesmo.
faça toda a arrumação primeiro, pra que você não fique perdido na hora da execução. caso tenha potinhos ou copos plásticos, coloque cada ingrediente separadamente nos potes/copos. assim você maximiza seu tempo, suja menos e tem menos trabalho na hora que estiver concentrado fazendo o prato.
ou seja: faça furinhos na pimenta com a ponta de uma faca, descasque e corte o alho, retire e pique as folhas do maço de salsa e pique os cabinhos, retire as sementes dos tomates, e coloque a água do spaghetti para ferver (não esqueça a proporção de água/massa).
coloque o azeite e as pimentas na wok e deixe fritar em fogo médio por uns 5 minutos (não precisa contar no relógio). aumente o fogo, junte o alho, os talos de salsa picados e os filés de anchova/sardinha anchovada. mexa e quando o alho começar a mudar de cor, adicione os tomates. tempere com sal e pimenta-do-reino. deixe ferver e adicione a cachaça. baixe o fogo e deixe o molho cozinhar lentamente, pra que todos os sabores se juntem. a boa é ir batendo de leve nas pimentas com uma colher de vez em quando, pra que elas liberem seu sabor no molho.
se a água do spaghetti já estiver fervendo, coloque um pouco de sal, deixe ferver novamente e acrescente o spaghetti. não precisa colocar óleo: se a água estiver fervendo fique tranquilo que a massa não vai grudar! um bom spaghetti deve demorar uns 11 minutos pra ficar pronto. agora a maldade: você escorre o spaghetti 1 ou 2 minutos antes dele ficar pronto e mistura direto no molho, que é aonde ele deve finalizar a cocção.
pra finalizar, salpique as folhas de salsa picadas na massa, rale a casca do limão e esprema o suco também. dá uma regada com azeite e pronto. essa quantidade serve legal 2 pessoas.
para a saladinha verde:
- folhas verdes para salada (alface, endívia, rúcula, agrião, radicchio, etc)
- 3 fatias de pão de forma sem casca
- 1 dente de alho
para o molho:
- 10 colheres de sopa de azeite extravirgem
- 4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
- 2 colheres de chá de mostarda de ervas
- sal e pimenta-do-reino
- uma pitada de açúcar
junte os ingredientes do molho em um pote e misture bem. tampe e deixe na geladeira. lave e rasgue as folhas verdes grosseiramente, não se preocupe muito com regras. pegue uma frigideira, esfregue um pouco de azeite nela e toste levemente os pães. quando estiverem como torradas, raspe o dente de alho nos pães e corte em pedaços do tamanho que quiser. junte os ingredientes em uma vasilha: as folhas rasgadas, as torradas e o molho e misture bem.
bom, terminamos esse post por aqui né? divirtam-se na cozinha, caso contrário, não vale a pena ; )
crédito das fotos: Lara Lima
inspiração: Jamie Beck Photography
Amei o post!
ResponderExcluirGente, pode acreditar em tudo que ele disse, o almoço estava maravilhoso.
Vou testar a receita sozinha. Já usei várias dicas suas, e inclusive a pimenta que ganhei de presente.
=)
Hummm achi que testarei com bacon!
ResponderExcluirAdorei a receita!!! Essa até posso passar para os meus pacientes que tolerarem pimenta, caso vc permita! E é claro que vou indicar a massa integral ou no caso de dietas sem glúten, o macarrão de arroz!!! Vou fazer aqui em casa!!! Bjs, Hellen
ResponderExcluirAhh que delícia.
ResponderExcluirLara Lima está arrasando nas fotos.
Almoço de domingo jå ta garantido! Vlw vela!
ResponderExcluirTá sabendo que a gente vai testar essas receitas aqui, né?
ResponderExcluirhahaha
Ainda mais que estamos aprimorando nossa culinária, haha.
Mel outro dia fez uma lasanha de camarão gostosona. (qm diria, heim?)
haeuhauehaue
Muito legal, a gente vai poder plagiar suas receitas pra nos alimentarmos.
haha
Abraços, continue nesse trabalho. Tá ótimo.
hummmm massa! boa pedida sempre! sera que me arrisco ou deixo pra dona Regina?!rs
ResponderExcluire esperando a receita do sorvete ja que as bananas ficaram semanas no congelador e virou doce pro meu tio! hahahahhaha
Show de Bola, Felipe!
ResponderExcluirBom texto, boas fotos, boa comida!
André Leite
(www.andreleitegastronomia.wordpress.com)
o segredo desse sorvete deveria ser guardado por tudo que é mais sagrado! rs
ResponderExcluirLuiz.
Com essas dicas, até para mim, desastre na cozinha, parece ficar muito fácil... Muita vontade de testar!!! Parabéns, Velloso!!! O Blog está muito legal!!! A idéia é realmente muito boa!!! Parabéns a Lara também!!! As fotografias são ótimas!!!
ResponderExcluir