terça-feira, 3 de abril de 2012

'o justo' versus 'o chique'

a linha entre gastronomia como arte e gastronomia como definição de algo que é simplesmente uma necessidade não é nada tênue. pelo menos não é isso que andam mostrando por aí.
                                                         
ninguém duvida que gastronomia seja uma arte, eu acho. não tô falando de simplesmente cozinhar. tô falando da gastronomia em si, das técnicas, sabores, texturas, cores, combinações (prováveis e improváveis), variações, esforço, suor e sacrifício que pode ter sido colocado na construção e execução de um prato. química e física embrenhadas com sensações que nem sempre podem ser explicadas. pode até não ser a mais delicada das artes, aliás ninguém precisa dizer o que é mais ou menos bonito ou artístico, a gente não precisa entrar nessa subjetividade. mas gastronomia, seja ela alta ou não, precisa mexer com nossos sentidos, e essa é a grande complexidade. criar algo que agrade olfato, visão, paladar (...) do máximo de pessoas, mesmo com as singularidades de cada um. porque cozinheiro gosta mesmo é de agradar, essa é a grande escala de satisfação do nosso trabalho.
                                                            
só acho que é preciso pensar um pouco nos rumos que a gastronomia  que andam vendendo por aí está trilhando. porque gastronomia é gastronomia em todos os níveis sociais. e em todas as mesas, se tem entrega e amor, ela é arte. então vamo deixar o ''comercial'' um pouquinho de lado uma vez na vida? e o ego também, pra variar...
                                                             
qual o sentido em, por exemplo, eu ir comer num restaurante de um museu e gastar 24 reais em uma fatia de cheesecake? sério, isso não faz o MENOR sentido! p**** (e eu peço mil desculpas pela emoção à flor da pele na palavra usada), quem é o maluco que acha que por ela custar esse preço, esse pedaço de cheesecake é melhor que aquele que tu faz em casa com o maior carinho? vou repetir as palavras do Olivier Cozan: ''pagar caro não é chique''; e vou completar: pagar mais que o justo, é burrice! ou, no mínimo, uma vontade imensa de fingir que conhece aquilo que não tem a mínima ideia. você não é mais legal ou mais bonito por causa disso, acoooooooooorda! aí vão vir os donos de estabelecimentos, os mega empresários do ramo gastronômico, os chefs estrelados e a nova classe média dizer que você paga pelo ambiente, pela vista, pelo investimento, e blá blá blá. lo-ro-ta! ambiente bom é minha cama! restaurante eu vou pra comer bem, ser bem atendido e pagar um preço justo! ''ah, é um picadinho mas é o picadinho do(a) chef X''...e eu com isso? e você com isso? sério, tá na hora da gastronomia brasileira valorizar a verdadeira gastronomia brasileira.
                                                                
Atala já disse que é caro pagar 1 real num cachorro-quente na porta de um estádio. segundo ele, ''o pão é ruim, a salsicha é ruim''. na mesma sentença ele disse que é um ''tremendo prazer comer um cachorro-quente ruim e caro com meu filho no estádio''. é o momento, a companhia. isso que importa. mas 80 reais em um risoto, em qualquer lugar e com qualquer pessoa, é a maior das safadezas. lembra do lado social: uma coisa é a pessoa fazer do limão uma limonada e, com o que pode e o que tem acesso, vender cachorro-quente pra sustentar 16 filhos. outra coisa é o cara querer meter a mão no meu bolso e ficar rico às minhas custas. aham, valeu.
                                                              
aê, mesmo muito bom e muito bem executado, paga-se o justo. porque esse é o ponto: comida e alimentação são essenciais, você quer realmente dar esse ''privilégio'' apenas pros que podem pagar caro? se comer é necessidade, comer bem também.
                                                            
menos que o justo é injusto. mais que o justo também é.
                                                                      ah, não sinta falta. hoje não tem receita, mas vai uma recomendação: almoço ou jantar no Ix Bistrô, do Cozan, com entrada, prato principal e sobremesa. 
                                                                    essa é pra geral, não só pros pseudo intelectuais, pseudo formadores de opinião e pseudo etc.



Ix Bistrô
Rua Marquês de São Vicente, 52/3° piso - Shopping da Gávea
2512-5842

beijo.

9 comentários:

  1. Concordo plenamente Felipe. Alguns restaurantes metem a mao mesmo e se voce pagar eles nunca vao abaixar os precos. Eu nao vou negar... eu adoro ir a bons restaurantes mas nao tenho tanta grana assim pra ficar desperdicando entao uma dica que eu acho legal( nao sei aqui no Brasil mas na Europa funciona assim) é vc ir a restaurantes caros na hora do almoco. Em Londres eu ía sempre ao restaurante do Michel Roux Jr e pagava por um set meal as vezes mais de 50% mais barato. Aí vale a pena.

    Erica Mujo.

    ResponderExcluir
  2. ambiente bom é sua cama? uhlala!

    ResponderExcluir
  3. 24 reais numa fatia de cheesecake é um estupro financeiro e uma afronta à inteligência! mas nego fica nessa masturbação mental ego x valor da conta.. parece que eu to comendo a etiqueta!

    ResponderExcluir
  4. totalmente de acordo, pipe: a arte, o justo, o prazer.

    muito bom! só nao vou poder testar o bistrô da gávea ;(

    beijos, tia deni.

    ResponderExcluir
  5. adorei o recado! e vindo de quem conhece me parece ainda mais justo! parabéns pelo blog, sempre muito bom!

    ResponderExcluir
  6. muito bom, meu rei!!! adorei a revolta, é isso mesmo, vc tem toda razão!!
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom primo!
    Todos os chefs e donos de restaurantes deveriam pensar assim...

    bjos
    Rafa

    ResponderExcluir
  8. Achei uma visão muito interessante e real da coisa toda.
    Tô conhecendo seu blog agora. E gostando bastante.
    Parabéns!

    ResponderExcluir